segunda-feira, 23 de maio de 2011

HIDROMEL

Bom galera, agora quero falar um pouco sobre mulsum


Não não, não esse mussum... esse mulsum:

Ele é mais conhecido por hidromel, uma bebida fermentada a base de mel e água que é consumida a milhares de anos por diversos povos do mundo.
Muita gente conhece ela apenas por ser a bebida mais consumida pelos vickings, porem ela também era consumida por gregos, romanos, celtas e saxões.
Era conhecida por diversos nomes, de acordo com a região onde era consumida. Melikraton na Grécia, Mulsum em Roma, entre outros.
Não existe registro que date o início do seu consumo, porém ele precede o consumo até mesmo do vinho.

Muitas pessoas ainda produzem a bebida de forma artesanal em todo o mundo e existem até algumas marcas que produzem em escala comercial. Se procurar na Internet pode-se achar inúmeras receitas e todas completamente diferentes. Segue aqui a receita que eu achei mais aceitável, não provei ainda... assim que provar eu coloco aqui meu comentário.
Warlock, to te devendo o hidromel, não esqueci não...rsrsrs

Ingredientes:

3,5 Litros de água mineral
1 Litro de mel puro
50gr de sal
8 gr de fermento de pão (ele será o responsavel por gerar todo o alcool da bebida)
1 maçã
10gr de canela em pau
10gr de cravo da índia
10gr de gengíbre

nota: estas frutas e ervas podem variar de acordo com o gosto de quem fizer e servem para alterar o sabor da bebida.

Você também vai precisar destes itens:

1m de mangueira de nível
1 galão de água mineral de 5l vazio e esterelizado (para esterelizar lave bem com água quente e garanta que não tenha nenhum resíduo dentro)
1 garrafa de 600ml vazia e esterelizada tambem
Fita isolante

1º Passo: Monte o fermentador conforme as duas imagens abaixo:
Na garrafa menor vai uma mistura de aguá e sal. Deve haver um pequeno furo na garrafa pequena para que os gases da fermentação sejam exalados. Use a fita isolante para vedar a mangueira na tampa do galão.



2º Passo: Coloquea água em uma panela junto com a maçã bem picada, o gengibre, o cravo e a canela e ferva por 10 mim.

3º Passo: Deixe a água esfriar e coe ela para uma outra panela e misture o mel. Aqueça novamente para diluir o mel na água e tenho o cuidado de nunca deixar o mel ferver.

4º Passo: Misture o fermento biológico na mistura de água e mel ainda quente e mexa para desmanchar ele na mistura e deixe esfriar.

5º Passo: Coloque a mistura no galão e feche muito bem vedado conforme a imagem acima.

6º Passo: Deixe o hidromel fermentar por pelo menos 3 meses trocando todo mês o galão e eliminando em cada troca as leveduras que ficam no fundo dele, porem sem coar. Ele deve ser guardado em lugar escuro e arejado, longe do contato com a luz.

7º Passo: Após o hidromel ficar pronto passa ele por coadores de café para garrafas de vidro, de preferencia transparentes, feche com rolhas e guarde sempre deitado, da mesma forma que os vinhos e deixe envelhecer.

Nota: Recomendo coar o hidromel pelo menos 3 vezes antes de engarrafar, quanto mais coado for, mais puro e com melhor qualidade ele ficara.

Bom... é isso por enquanto... vamos beber hidromel e lutar batalhas mortais e sangrentas empunhando machados... uhuuuuu \o/

Abraços e até mais...

2 comentários:

  1. Demoro,
    Próximo churras vc faz esse Negócio ai ahusuhauhsa

    Pena que não vai alcool

    ResponderExcluir
  2. Cabeça... o fermentou vai consumir o açúcar do mel gerando alcool. Isso fica em torno de uns 9% de alcool.

    ResponderExcluir